Os moradores da Maísa, na zona rural de Mossoró, estão com o abastecimento de água suspenso. O motivo dessa interrupção ocorre devido a um problema na bomba do poço que fornece água à região, que queimou por falta de manutenção. Este poço está sob a responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
É importante esclarecer que, ao contrário do que muita gente imagina, a operação e manutenção do sistema de abastecimento de água e esgotamento da Maísa, bem como de outras áreas rurais, são de responsabilidade da Caern.
Para agravar a situação, a Caern tinha um prazo até 30 de setembro de 2023 para implementar o sistema de operação e manutenção nesse setor, o que não ocorreu. Este setor engloba os assentamentos de Apama, Boa Fé, Coqueiro, Córrego Mossoró, Maisa, Montanha, Nova União, Olga Benário, Oziel Alves, Pau Branco, Paulo Freire, Pomar, Rea e São Romão.
Diante do descaso da Companhia, os moradores continuam sem uma previsão para a retomada do abastecimento de água, o que gera preocupações e dificuldades significativas para a comunidade.