MOSCAS: COMO COMBATER ESSES INSETOS CAUSADORES DE DOENÇAS

Cotidiano

Presentes em áreas urbanas, como casas, restaurantes, comércios e também em instalações rurais, as moscas podem carregar agentes causadores de doenças, como a disenteria. Elas estão sempre presentes em locais sujos e contaminados, tornando-se um foco de problemas gastrointestinais para os seres humanos e animais domésticos ao pousar nos alimentos.

No meio urbano, a mosca doméstica (Musca domestica) é a espécie mais comum. Além de causar muitos incômodos, ela é capaz de carregar consigo mais de uma centena de organismos patogênicos – como vírus, bactérias, protozoários e helmintos. Além do incômodo, a má administração de uma infestação de moscas pode indicar a falta de condições mínimas de higiene nos ambientes.

Ciclo de vida da mosca

As moscas se reproduzem de forma sexuada e passam pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto. A fêmea deposita em média 6 lotes de 75 a 100 ovos no ambiente, que podem eclodir em até 24 horas, dependendo das condições de temperatura.

Geralmente, as larvas buscam um local seco para atingir a maturidade. Depois, as pupas duram de 4 a 7 dias em clima quente, até se tornarem adultas, quando vivem, em média, de 15 a 25 dias.

Como evitar as moscas

É possível reduzir as chances de proliferação desses insetos com saneamento adequado do ambiente, eliminação de criadouros e fontes de alimentos – como lixo e acúmulo de matéria orgânica –, e armazenamento adequado de alimentos.

Portanto, mantenha os alimentos sempre protegidos (cobertos), incluindo a ração de animais domésticos. Também é preciso manter:

lixeiras limpas e tampadas, de preferência em áreas separadas da cozinha;
pias e locais de armazenamento de comida sempre limpos;
portas e janelas fechadas, além de utilizar tela nos pontos de entrada.
instalações de barreiras físicas: telas em janelas, cortinas de ar (principalmente em locais alimentícios).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *